29 de fevereiro de 2012


(São Paulo, 04-08-1909 - Rio de Janeiro, 04-06-1994)
          Conhecido mundialmente por seus trabalhos, e considerado um dos maiores arquitetos paisagistas do século XX, Roberto Burle Marx foi estudante de pintura  em Berlim, no final dos anos 1920. Residindo na Alemanha, passou a frequentar assiduamente o Jardim Botânico de Berlim, onde conheceu e se apaixonou por plantas tropicais e  pela flora brasileira.
          Mais tarde, de volta ao Brasil, continuou seus estudos na Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Além de pintor e paisagista, também foi escultor, tapeceiro, ceramista e designer de jóias. 
          Seu primeiro projeto paisagístico foi de um jardim para uma casa desenhada por Lúcio Costa e Gregory Warchavchik, em 1932. Desde então, não parou mais de projetar paisagens, as quais muitas vezes eram relacionadas a pinturas abstratas, devido a suas linhas curvilíneas, que por vezes se dispunham em retas, compondo ambientes harmônicos e auspiciosos. 
          Atualmente, é possível encontrar obras de Burle Marx espalhadas por todo o mundo. Sua valorização pelas plantas nativas do Brasil,  fez com que a hoje, tão conhecida Bromélia, original da Mata Atlântica, se tornasse popular e fosse tão cultivada em inúmeros viveiros para a comercialização.
          Talentoso e arrojado, "pintava" com as plantas, mas gostava mesmo era de se autodefinir como "artista de jardins".

            
       

Imagens retiradas de: http://cemanosdeitabuna.ning.com/


0 comentários:

Postar um comentário